Qual a diferença entre pasteurizadores tubulares e a placas

Antes de entender a diferença entre os pasteurizadores tubulares e a placas, é importante entender porque eles existem, o que é e qual a função de cada um. 

 

O que é Pasteurização 

A pasteurização é um processo de variação de temperatura realizado em alimentos, com o objetivo de destruir microrganismos patogênicos que possam estar na composição do produto alimentício.

O processo de pasteurização consiste em submeter o alimento a uma alta temperatura e, em seguida, submetê-lo a uma baixa temperatura.

Esta variação de temperatura possibilita matar os germes e bactérias existentes nos alimentos e, posteriormente, estes alimentos são selados hermeticamente para evitar uma nova contaminação.

Um dos exemplos mais conhecidos deste processo é o leite pasteurizado, onde o leite é elevado a temperaturas seguras, proporcionando a higienização necessária para o consumo humano. Por esta razão, não é necessário ferver o leite pasteurizado na hora de consumir.

 

Pasteurizadores tubulares x Pasteurizadores 

Para que o processo de pasteurização ocorra, é necessário a escolha de um tipo de pasteurizador, seja ele tubular ou a placas, ou outro equipamento com a mesma função, mas hoje, falaremos dos tubulares e de placas. 

O que difere esses dois tipos de equipamentos além de sua construção, são os alimentos a serem tratados em cada um. No caso dos pasteurizadores tubulares, ele é indicado para fluidos mais viscosos, como maionese, ketchup, papinha infantil, iogurte ou qualquer líquidos com sólidos misturados, ex: suco de fruta com pedaços de polpa. Tem como desvantagem um menor coeficiente de troca de calor comparado com o de placas, seu processo de aquecimento e resfriamento é mais lento com maior tempo de trânsito no entre os tubos, mas em contrapartida pode acomodar pressões mais altas.

Já os pasteurizadores de placas, são amplamente indicados para a pasteurização em larga escala, de líquidos menos viscosos como cerveja, leite, refrigerantes, suco de frutas, vinhos, ovo líquido, entre outros. São compactos, possuem uma grande superfície de contato por conta do seu coeficiente de transferência de calor alto e sua limitação é a pressão. A quantidade de placas é delimitada de acordo com o projeto, é adaptável para cada finalidade. 

Caso necessite de mais instruções ou queira entender mais sobre os trocadores de calor a placas e tubulares que a Equilati Equipamentos oferece, entre em contato com nossa equipe técnica, seja de onde estiver. Atendemos todo o território nacional e internacional. 

 

Categorias

Conjunto de
Pasteurização

Atendimento em todo território
nacional e internacional

equilati-logo-branco-rodape